26/11/2009

One, Two, Three....Viva la Algerie!

Este é um grito de um povo em êxtase por se ter apurado para o Mundial de Futebol de 2010 na África do Sul. Há 24 anos que não se apuravam, e ainda por cima, com uma vitória sobre um eterno rival, o Egipto. Na rua a loucura dura há uma semana. Começou antes do jogo e após 3 dias do apito final ainda ouço as buzinas desalmadas na rua. Senti que esta ocasião era de facto de especial para este país, ultrapassando mesmo os limites futebolísticos e entrado no campo político e empresarial. Por isso decidi ir contra todos os conselhos que tinha, e desloquei-me a um ecrã no centro de El Oued para acompanhar o jogo “mata-mata” com o Egipto. Um ambiente tenso, e facilmente inflamavél.! Queria apenas observar as pessoas e aqueles ares apreensivos num país que parou totalmente por causa do jogo. Bastava-me presenciar um golo. E aconteceu. Foi golo da Argélia e não tenho palavras para descrever a felicidade daquelas pessoas. São festejos totalmente puros, a roçar os primatas! São brutos. Estou em África e não me posso esquecer disso. No Sudão, local do jogo escolhido por sorteio, há pessoas no estádio que desmaiam enquanto no Egipto outras morrem e em Argel empresas egípcias são queimadas. O ódio pelos egípcios é evidente. Vi bandeiras a serem queimadas no meu rua, e soube que todos os expatriados egípcios na Argélia tiveram de ser evacuados. Na rua, toda a gente celebra. Eu também - Não vão eles pensarem que sou do país das pirâmides!
Ir trabalhar no dia seguinte, foi uma aventura. Parece que declararam feriado nacional e as pessoas bloquearam as estradas não deixando ninguém passar. Até as mulheres estão na rua o que para mim, já é sinónimo de festa! Tudo está decorado de verde e branco. O orgulho argelino está alto. Nas ruas as crianças saltam para dentro do meu carro como se fosse um transporte público. São tantos que parecem as moscas que me massacraram durante o verão. Berram desalmadamente o “one, tow, fee…viva l´Algerie”, com uma pronúncia cómica. Para a maior parte deles, estas foram as primeiras palavras em inglês que alguma vez falaram…
Para mim este jogo de futebol foi o culminar de um dia totalmente sahariano que acabara de passar. Tinha sido convidado para um churrasco e por isso passei o almoço comer camelo com as mãos e no chão, a fumar chissa, a beber o chã do Sahara, e até a cozer algo, que eles chamam de “mellá”, debaixo da areia aproveitando o calor da fogueira. - Pode parecer porco ou até desconfortável, mas o “le petit Chameaux” foi das melhores carnes que alguma vez provei…
Imagino este país ou estas pessoas caso tivessem sido derrotados… Haveria problemas quase decerteza. E pior.
Aguardamos agora pelo sorteio dos jogos do mundial, esperando para bem de muita gente que a Argélia não tenha a sorte (ou azar) de ficar no grupo da França - Aí sim, há problemas sérios....

3 comentários:

  1. Ora viva!
    Estou contente por voltar a ler-te!
    Hoje só esta coisinha: quando falas dos festejos
    pela vitória da Argélia, dizes que são totalmente puros, a roçar os primatas. São brutos, dizes. Ora bem, puros vá que não vá, percebo (queres dizer ingénuos?) mas primatas e brutos? Então como classificas o comportamento das claques portistas (ou benfiquistas..) conhecidas pela sua brutalidade? Neste caso os ditos primatas são uns queridinhos!
    Puro, primata e bruto..., enfim, não joga a bota com a perdigota!!
    Se é puro, não pode ser primata nem bruto. Se é primata ou bruto não pode ser puro... Acho eu..
    E hoje mais não digo!
    Beijos, muitos.
    Graça

    ResponderEliminar
  2. Ora viva!
    Há dias escrevi aqui um pequeno comentário e reparo que ele ainda não aparece. Ai Ai Ai, será que tu o censuraste?? Ou fui eu que fiz alguma coisa mal e não enviei como deve ser? Ou a tecnologia, afinal, não é perfeita? Deve ter sido este último caso. Vou dar mais um tempo e repetirei de memória o que disse naquela altura!
    Entretanto, beijos desta seguidora...fiel!
    Graça

    ResponderEliminar
  3. Boas primo... até que enfim tenho novidades aqui no teu blog.... um abraço grande

    ResponderEliminar