26/11/2009

A minha ausêcia

Queria apenas pedir desculpa pela minha ausência. Houve férias pelo meio, houve idas e voltas a Portugal e, principalmente, avarias no computador, que não me permitiram escrever. Parece que afinal, há bastante gente que lê estas coisas insignificantes....

Deixo para já, uma frase de livro “No teu deserto” de MST, que li, sobre precisamente, local por onde tenho andado, aliás vivido....Esse sim, é um romântico:
"Hoje em dia já ninguém vai ao deserto. Os fundamentalistas islâmicos, como os de Laghouat tornaram-se sanguinários e incontroláveis, e mesmo os próprios tuaregues revoltaram-se contra o poder de Argel ....Mas a razão principal não é essa: A razão principal é que já não há muita gente que tenha tempo a perder com o deserto. Não sabem para que serve e, quando me perguntam o que lá e eu respondo "nada", eles riscam automaticamente essa viagem dos seus projectos. Viajam antes em massa para onde toda a gente vai e todos se encontram"....”Todos têm medo do terror do silêncio e da solidão e vivem bombardeados de telefonemas, emails, facebooks, sms, etc....." ..”Falam sem cessar em vez de se encontrarem”…”É por isso que vivem esta estranha vida ,pois embora julguem ter o mundo aos seus pés, não aguentam um dia de solidão

Pois então fiquem a saber que nem toda a gente pensa assim: No próximo mês irei ter visitas e aproveitarei para ir até Tamarasset, no sul do Sahara argelino, na fronteira com o Mali e Niger, onde dizem estar um dos lugares mais inóspitos do planeta - Vulcôes no deserto - umas das unicas zonas desérticas que é vulcanica!

2 comentários:

  1. Conversando contigo:

    Pelo pequeno texto do livro de MST, não posso dizer que ele seja romântico. Penso que ele está a falar no geral e, sendo assim, não é um texto que não se possa escrever. Mas romântico, não acho. Quando muito aproxima-se de uma certa realidade que, infelizmente, também existe. Agora se nos pomos a fazer generalizações é certo e sabido que dá asneira!
    No que te diz respeito, será que, se não fosse teres ido para aí em trabalho, escolherias esses locais como destino de férias? Fica por saber...
    Mas não há dúvida que tens aproveitado bem o facto de teres sido "atirado" para tão longe! De certeza que esses locais, essas gentes, essas culturas, farão optimamente à tua cabecinha "miramarense" que deve estar melhor que uma sopa de pedra alentejana!

    Mas deixemo-nos de coisas e vamos à frase do dia:

    "O deserto penteia-se com pente de vento; a
    praia, com pente de água" (Greguerias - de
    Ramon de la Serna)

    Beijos.Graça

    ResponderEliminar
  2. Ora viva!

    Acabei de ler um livro de Agustina Bessa Luís (As Fúrias). Estou a tentar ler esta senhora, o que não é fácil e às vezes até é um bocado chato.De vez enquando dá-me para fazer uns esforços literários deste calibre.
    Mesmo assim, uma das frases interessantes do livro que te envio para meditares (?) e que tem a ver com generalizações:

    "As ideias gerais escondem as experiências
    íntimas".

    Gosto desta ideia!

    Pronto, já te dei um sinal deste maravilhoso país através da minha pessoa.

    Beijos e até breve. Graça

    ResponderEliminar